Rússia: montadora tem trabalho rural para funcionários

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A situação na Ucrânia não mudou com as sanções impostas à Rússia, que continua resistindo ao quase isolamento internacional e segue com sua operação de guerra para leva ruma boa parte do país vizinho.

Enquanto isso, dentro da Rússia, o setor automotivo praticamente vive sua quarentena de Covid-19 elevada ao cubo. O vírus nesse caso é a falta de peças e componentes, gerada pelo bloqueio.

Com fábricas paradas e algumas já abandonadas, a Rússia entra num inverno glacial no setor automotivo, ainda que o sol comece a esquentar as moribundas linhas de montagem.

Numa das fábricas que hoje não fazem nada, a ociosidade está em 100% há dois meses e não há sinal no horizonte com uma data para isso acabar.

A Avtotor, uma montadora russa associada com Hyundai-Kia e BMW, tem em seus “silos” 10.000 carros para alimentar o desnutrido mercado russo.

Na planta, que fica em Kaliningrado, no Oblast russo entre Polônia e Lituânia, a Avtotor tem 200 carros inacabados e que não terão muito utilidade comercial adiante.

O motivo é que, fora os carros da BMW que não terão destinação alguma, os da Hyundai e Kia até poderiam ser terminados com peças importadas da Coreia do Sul.

Só que, ainda que Seul não tenha imposto sanções econômicas e nem políticas à Rússia, qualquer movimento no sentido de abastecer o invasor da Ucrânia, será considerado por Washington como traição.

De olho no mercado americano, onde goza de livre comércio, a Coreia do Sul não declarou, mas impõe por força maior um bloqueio à Rússia.

Sem perspectivas, a Avtotor decidiu manter os empregados, mas reduziu em dois terços o salário de 50.000 rublos (R$ 38.64) mensais.

Todavia, a montadora não terá como manter esse quadro eternamente, ainda mais que o pessoal está de braços cruzados por não ter o que fazer.

Aí que a Avtotor teve uma ideia inusitada: trabalho rural. A montadora propôs aos funcionários que trabalhem nos campos por um adicional de 1.500 a 2.500 rublos mensais.

Essa proposta é atuar na colheita de morango, mirtilo e maçã entre junho e outubro, mas será um trabalho voluntário e muito distante da fábrica, que fica a 100 km dos campos.

O trabalho rural será voluntário, mas a forma encontrada pela Avtotor nos faz lembrar dos tempos em que a agricultura dominava a economia da Rússia.

[Fonte: Auto Fórum]