A semelhança de nomes usados pelos fabricantes de veículos sempre gera algum atrito entre as marcas de carros e a mais recente envolve a alemã Audi e a chinesa NIO.
A Audi decidiu processar a NIO por usar os termos ES6 e ES8 em seus SUVs elétricos, alegando que eles são semelhantes aos dos esportivos Audi S6 e S8, segundo o jornal alemão Handelsblatt.
Segundo o site Automotive News Europe, a Audi foi procurada para dar explicações, mas não se manifestou, o mesmo ocorreu com a NIO, que também não fez nenhuma declaração.
Pelo que o jornal germânico informou, os termos usados pela NIO infringe os direitos de marca da Audi relacionados com S6 e S8.
Como tais designações na China e outros termos não são exclusivos, podendo ser semelhantes e mesmo iguais, marcas como a NIO as utilizam sem nenhum problema legal.
Contudo, fora do mercado chinês, a coisa é bem diferente e em especial na Europa, onde algumas marcas alegam que os termos podem confundir os consumidores.
O mesmo acontece com o design dos carros, com semelhanças gerando processos judiciais por violação de direitos.
A Audi mesmo só conseguiu batizar seus modelos Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, porque o grupo Volkswagen entrou em acordo com antiga FCA para usar a designação, que pertencia legalmente à Alfa Romeo.
O nome “Q4” não foi comprado pela Audi, mas licenciado, ficando a propriedade ainda com a Alfa Romeo, agora sob o guarda-chuva da Stellantis.
Já a NIO entrou há pouco tempo no mercado norueguês e planeja sua entrada em mercados como da Alemanha, Holanda, Dinamarca e Suécia.
Oferecendo crossovers e SUVs, além de um sofisticado sedã, a NIO surgiu de uma startup e se uniu à JAC Motors para produzir seus carros elétricos.
Com proposta ousada, a NIO não tem preços baratos para seus carros elétricos e isso incomoda certamente a concorrência.
[Fonte: ANE]