Stellantis anuncia novo Firefly1.6 Turbo para híbridos

A Stellantis já está se eletrificando bem no mercado europeu, mas nos EUA, a coisa anda mais devagar, por isso, o grupo está investindo US$ 99 milhões para modernizar três plantas na América do Norte.

Elas fabricarão um novo motor de quatro cilindros, que terá 1.6 litro e será de uso específico para carros híbridos produzidos nos EUA, México e Canadá.

Serão contempladas as plantas de Dundee Engine Complex em Michigan, Kokomo Casting Plant em Indiana e na Etobicoke Casting Plant em Toronto.

O propulsor 1.6 terá turbocompressor e injeção direta de combustível, sendo configurado para uso em carros híbridos plenos (HEV).

Com produção a ser iniciada em 2025, o propulsor será derivado do GSE Firefly 1.5 Turbo, atualmente usado por modelos como Jeep Compass e Renegade na Europa.

Lá, o GSE 1.5 Turbo só é usado em veículos híbridos ou plug-in, devido ao alto torque em baixas rotações.

Assim, o que haverá nos EUA e Canadá será o GSE Firefly 1.6 Turbo, assim exclusivo da região para atuação em futuros modelos híbridos da Stellantis.

Atualmente, ele já poderia equipar modelos da Jeep, como Renegade e Compass, por exemplo.

Não se sabe os números do Firefly 1.6 Turbo, mas a montagem será feita em Dundee, Michigan, que continuará a produção do Pentastar Upgrade de 3,6 litros para os Jeep Grand Cherokee e Grand Cherokee L.

Na mesma planta, o motor Tigershark de 2,4 litros será construído no primeiro trimestre de 2023, enquanto as plantas de Kokomo e Etobicoke serão responsáveis pela fundição do bloco e do cárter, respectivamente.

Com o novo 1.6 Turbo, a família GSE Firefly se amplia, tendo os turbinados 1.0, 1.3 e 1.5 litros, bem como as variantes aspiradas no Brasil com 1.0 e 1.3 litro, porém, com duas válvulas por cilindro.

Por aqui, em algum momento nos próximos anos, a Stellantis terá de lançar um novo motor para híbridos ou adotar uma modificação em um dos atuais, para servir também como gerador nesse caso.