Top 10: Sedãs mais lentos do Brasil no 0-100 (2022)

Entre diversos modelos que impressionam por seu desempenho, o segmento de sedãs também conta com alguns que exigem um pouco mais de paciência. Você sabe quais são os sedãs mais lentos do Brasil em 2022?

É sempre importante destacar que os primeiros modelos citados abaixo não são necessariamente lentos. Alguns tem motores aspirados com boa potência, enquanto outros apostam em propulsores turbo.

Os números começam a decepcionar quando falamos sobre os sedãs compactos 1.0, necessários para suas respectivas marcas terem um volume maior de vendas, mas que deixam a desejar no dia a dia.

Se isso já ocorre em alguns hatches, imagine a situação de um sedã que vai carregado com até cinco ocupantes e o peso extra das bagagens no porta-malas. Sim, paciência é a palavra certa para os condutores nessa situação.

Para criarmos a lista abaixo, levamos em conta os números de desempenho divulgados pelas montadoras, que em alguns casos já inclui as mudanças provocadas pelo Proconve L7.

A aceleração de 0 a 100 km/h determina a posição de cada carro, mas também citamos sua potência, torque, velocidade máxima, principais equipamentos e preços. Tudo isso ajuda a entender o que cada modelo pode oferecer.

Apenas uma versão de cada sedã foi destacada, lembrando que modelos com o mesmo tempo de aceleração aparecem empatados mesmo que sua velocidade máxima seja diferente.

Confira!

Veja também: Top 10: Sedãs mais fracos do Brasil (2022)

10) Chery Arrizo 6 Pro 1.5 Turbo e VW Virtus 200 TSI – 9,9 segundos

Nossa lista já começa com um empate logo de cara, e ele ocorre entre dois modelos com motorização turbo: Chery Arrizo 6 Pro e Volkswagen Virtus 1.0 TSI, ambos levando 9,9 segundos para atingir 100 km/h.

O modelo chinês usa o motor 1.5 VVT Turbo iFlex de 147/150 cavalos e 21,4 kgfm (torque com qualquer combustível). O propulsor está associado ao câmbio CVT de 9 velocidades, o que ainda permite uma velocidade máxima de 190 km/h.

A versão Pro custa R$ 144.990 e vem com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, luzes em LED, rodas aro 17, sensor de luz, banco do motorista elétrico, teto solar, câmera 360º, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, painel digital e multimídia de 10,25 polegadas.

Já o Volkswagen Virtus, que perdeu sua versão 1.6, é equipado com o conhecido propulsor 1.0 TSI de 116/128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas. Ele chega a 194 km/h de máxima.

O alemão vem de série com assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento, 4 airbags, ar-condicionado, controle de tração e estabilidade, rodas aro 15, multimídia VW Play de 10″, start/stop, volante multifuncional, entre outros.

Cada dia mais caro, o sedã da VW atualmente começa em R$ 113.250.

9) Kia Cerato 2.0 AT – 10,5 segundos

O Kia Cerato ainda é vendido no Brasil (por R$ 130.490), mas ele anda meio esquecido entre os sedãs médios. Até maio de 2022, foram apenas 207 unidades vendidas, menos que Audi A3 Sedan e o já citado Chery Arrizo 6.

De qualquer forma, o sul-coreano tem motor 2.0 16V de 157/167 cv e 19,2/20,6 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. Seu 0 a 100 km/h ocorre em 10,5 segundos, com máxima de 195 km/h.

A versão de entrada traz 6 airbags, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, chave presencial, A/C com saída para o banco traseiro, volante multifuncional, rodas de 16 polegadas, sensor crepuscular e multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.

Enquanto isso, a configuração mais cara (R$ 146.190) agrega ar dual zone, bancos com aquecimento, botão de partida, paddle shift, luzes em LED, entre outros.

8) Nissan Versa 1.6 CVT – 10,7 segundos

Depois de citar alguns modelos médios, nossa lista começa a ser dominada pelos sedãs compactos. Pelo menos ainda não chegamos aos populares 1.0, como é o caso do Nissan Versa.

Totalmente renovado no visual e na lista de equipamentos, o japonês desagradou parte do público por não ter motor turbo. Ele continuou com seu 1.6 aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm, com câmbio CVT e máxima de 185 km/h.

Sem câmbio manual, sua opção de entrada Sense CVT traz 6 airbags, A/C, direção elétrica, assistente de partida em rampa, chave presencial, volante multifuncional, piloto automático, sensor de estacionamento, rodas aro 15 e rádio com USB.

Os preços começam em R$ 101.990 e chegam a R$ 122.490 na opção Exclusive, que traz câmera 360º, A/C automático digital, rodas de liga leve aro 17, faróis em LED, entre outros equipamentos.

7) Honda City 1.5 AT – 10,8 segundos

Outra novidade recente no segmento foi o Honda City, que tem motor 1.5 i-VTEC de 126 cv e 15,5/15,8 kgfm de torque. Sempre com câmbio CVT, ele leva 10,8 segundos no 0 a 100 km/h e atinge 175 km/h.

Sua gama no mercado brasileiro começa com a versão EX (R$ 109.000), que tem controle de tração e estabilidade, seis airbags, câmera de ré, DRL em LED, sensor de luz, piloto automático, ar digital e multimídia de 8 polegadas.

A intermediária EXL (R$ 115.900) adiciona alerta de ponto cego, sensor de estacionamento e bancos em couro, enquanto a topo de linha Touring (R$ 125.000) agrega DRL full LED, ACC e o pacote Honda Sensing.

6) Fiat Cronos 1.3 MT – 11,5 segundos

Após perder seu motor 1.8 E.torQ, que também deixou a linha dos irmãos Doblò, Grand Siena, Argo e Toro, o Cronos seguiu apenas com o propulsor 1.3 Firefly e preços entre R$ 84.590 e R$ 90.390.

Segundo a Fiat, esse motor entrega 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm, mas logo deve receber a mesma alteração vista no Argo, ficando com 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm. O câmbio é sempre manual, com 5 marchas.

Enquanto essas mudanças provocadas pelo Proconve L7 não ocorrem, a marca italiana divulga uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e velocidade máxima de 183 km/h.

O Cronos vem com ar-condicionado, chave canivete, computador de bordo, direção elétrica progressiva, airbag duplo, freios ABS com EBD, lanternas em LED, alerta de pressão dos pneus e volante com regulagem de altura, mas sem sistema de som.

Vale lembrar que o reestilizado Cronos 2023 chegará em breve, com mudanças visuais, nova versão de entrada com motor 1.0 Firefly e câmbio CVT para o atual propulsor 1.3.

5) Toyota Corolla Hybrid e Yaris Sedan 1.5 CVT – 12 segundos

Passando para a segunda metade desta lista, temos um empate interessante na quinta posição. São dois modelos da mesma marca, com propostas (e preços) bem diferentes e os mesmos 12 segundos até os 100 km/h.

O primeiro deles é o Corolla Hybrid, versão que conta com o motor 1.8 16V de 98/101 cv e 14,5 kgfm atuando junto de outros dois elétricos, que entregam 72 cv e 16,6 kgfm. São 122 cv no total, com câmbio CVT e máxima de 170 km/h.

Por R$ 177.590, ele tem rodas aro 17, acabamento em couro, assistente pré-colisão, ACC, alerta de mudança de faixa, sete airbags, controle de tração e estabilidade, sensor de luz, ar digital, sensores de estacionamento e multimídia.

Confira: Avaliação Corolla Altis Hybrid 2020: economia c/ etanol

O outro modelo da Toyota aqui é o Yaris Sedan, que tem sempre motor 1.5 16V de 105/110 cv e 14,3/14,7 kgfm, câmbio CVT Multidrive de 7 marchas e velocidade máxima de 173 km/h.

Ele começa em R$ 97.390 e vem com sete airbags, rodas aro 15, direção eletroassistida, ar-condicionado, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, multimídia Toyota Play+ de 7 polegadas, entre outros itens.

4) Renault Logan 1.0 MT – 13 segundos

Para a surpresa de ninguém, o topo da lista dos sedãs mais lentos em nosso mercado tem apenas modelos compactos com motor 1.0 aspirado, os famosos populares.

A quarta colocação é do Logan, vendido atualmente apenas com o propulsor 1.0 12v SCe de 79/82 cv e 10,2/10,5 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas. A aceleração é feita em 13 segundos e a máxima é de 164 km/h.

A versão Life (R$ 84.290) vem com ar-condicionado, 4 airbags, direção elétrica, stop/start, luzes diurnas em LED, travas e vidros elétricos, entre outros. Além disso, o modelo conta com um enorme porta-malas de 510 litros.

Por R$ 87.790, você ainda pode levar a versão Zen, que adiciona multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e sensor de estacionamento.

3) Chevrolet Onix Plus 1.0 MT – 13,3 segundos

O Onix Plus precisa de uma versão de entrada com preço mais chamativo para manter suas vendas, e isso seria impossível se a Chevrolet usasse apenas o motor 1.0 turbo.

Esse cenário faz com que o sedã comece com o propulsor 1.0 aspirado de 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm, ligado ao câmbio manual de 6 marchas. Sua aceleração exige 13,3 segundos até 100 km/h, antes de alcançar a máxima de 167 km/h.

Pelo menos a marca manteve os seis airbags, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, direção elétrica, trio elétrico, banco com regulagem de altura e MyLink de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.

Os preços do Onix Plus começam em R$ 82.050.

2) Volkswagen Voyage 1.0 MT – 13,5 segundos

Assim como Virtus, o veterano Voyage foi outro modelo da Volkswagen que perdeu o motor 1.6. Com isso, restou apenas o 1.0 de 77/84 cv e 9,7/10,4 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas e máxima de 170 km/h.

Com uma lista bem enxuta, ele tem apenas A/C, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete, direção hidráulica, rodas aro 14, travas e vidros elétricos. Se quiser mais, você terá que apelar para a lista de opcionais.

Ela é composta pelas rodas aro 15 (R$ 320), Interatividade “Media Plus” (R$ 1.440) e pacote Urban Completo (R$ 8.110), que inclui faróis de neblina, rodas aro 15, sensor de estacionamento, som “Composition Touch”, entre outros.

1) Hyundai HB20S 1.0 MT – 14,5 segundos

Para atender vendas online, Hyundai retoma produção em São Paulo

Ainda que seus rivais tenham uma proposta parecida, o que inclui a motorização aspirada, o Hyundai HB20S se destaca negativamente por ser o mais lento da turma (com 1 segundo a mais que o segundo colocado).

Seu conjunto mecânico é composto pelo motor 1.0 de 75/80 cv e 9,4/10,2 kgfm de torque, aqui com transmissão manual de 5 marchas. São 14,5 segundos para chegar aos 100 km/h e apenas 162 km/h de máxima.

Esse propulsor é visto nas versões Vision e Evolution, vindo de série com 4 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas aro 15, A/C, direção elétrica e multimídia blueMedia de 8 polegadas.

Os preços variam entre R$ 79.690 e R$ 83.790.

Top 10: Sedãs mais lentos do Brasil (2022)

  1. Hyundai HB20S 1.0 MT – 14,5 segundos
  2. Volkswagen Voyage 1.0 MT – 13,5 segundos
  3. Chevrolet Onix Plus 1.0 MT – 13,3 segundos
  4. Renault Logan 1.0 MT – 13 segundos
  5. Toyota Corolla Hybrid e Yaris Sedan 1.5 CVT – 12 segundos
  6. Fiat Cronos 1.3 MT – 11,5 segundos
  7. Honda City 1.5 AT – 10,8 segundos
  8. Nissan Versa 1.6 CVT – 10,7 segundos
  9. Kia Cerato 2.0 AT – 10,5 segundos
  10. Chery Arrizo 6 Pro 1.5 Turbo e VW Virtus 200 TSI – 9,9 segundos