Os trabalhadores da Toyota aprovaram o fechamento da histórica fábrica de São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista.
Negociado pelo sindicato dos metalúrgicos do ABC, o acordo atende a duas opções para os empregados da montadora japonesa.
Uma delas é o PDV, plano de demissão voluntária, que surge para quem quer permanecer na região da Grande São Paulo.
Nesse caso, a Toyota pagará 35 salários fixos, mais um salário por ano trabalhado.
O acordo prevê ainda 12 meses de assistência médica e mais ofertas de cursos profissionalizantes no Senai e no Senac.
Para os funcionários que decidiram arrumar as malas e ir para o interior paulista, a Toyota dará um bônus de transferência de R$ 15 mil, mais 2,4 salários para mudança de endereço e mais 2 salários pela permanência no emprego.
Os funcionários que ficarem até o encerramento das atividades, planejado para novembro de 2023, receberão ainda um bônus por apagar as luzes.
Com isso, a Toyota pavimenta seu caminho para o triângulo de operações no interior de São Paulo, onde ficam as unidades de Porto Feliz, Indaiatuba e Sorocaba, que receberão novos moradores em breve.
Transferindo sua administração e o total das operações para estas cidades, a montadora espera se tornar mais eficiente e avançar no aumento da produção no país.
Tendo passos extremamente longos por quase 15 anos no Brasil, num intervalo entre a produção do Corolla e a chegada do Etios, a Toyota decidiu acelerar seus negócios por aqui.
Em Sorocaba, sua nova sede no Brasil, a Toyota centra a produção dos modelos Etios, Etios Sedan, Yaris, Yaris Sedan e Corolla Cross, mas planeja a chegada de um SUV compacto híbrido.
Na cidade de Indaiatuba, a Toyota mantém a produção do Corolla no endereço com nome da concorrente (General Motors), enquanto Porto Feliz produz motores para atender a demanda local e exportação aos EUA.
[Fonte: Auto Data]