A Toyota prepara na Índia, um novo SUV compacto, cuja missão será rivalizar com Hyundai Creta, Renault Captur, Nissan Kicks, entre outros.
Como se sabe, a Toyota tem uma parceria com a Suzuki no país asiático, porém, através da Maruti e com uma rede de concessionárias em separado, a Nexa.
Após o Urban Cruiser, que é um Maruti Brezza, agora a Toyota vem com o Urban Cruiser Hyrider, que assumirá uma posição acima.
O modelo teve partes da carroceria divulgadas em um teaser, onde o emblema Hybrid é destacado, indicando essa opção para o SUV compacto japonês.
Maior que o Urban Cruiser, que mede menos de 4,00 m, o Hyrider deve chegar por volta de 4,30 m de comprimento e um visual descolado para atrair o consumidor local.
Diferente dos rivais, assim como o Urban Cruiser, será um produto exclusivo da Índia e feito com base na plataforma da Maruti-Suzuki.
Comenta-se que a versão a gasolina terá o motor K15C da Suzuki, mas com sistema MHEV de 48V para reduzir o consumo.
No caso da versão Hybrid, o conjunto propulsor será da Toyota e provavelmente o que utiliza motor 1.8, que revisado, agora entrega 131 cavalos.
Não se sabe se haverá versão 1.8 a gasolina, apenas com CVT e câmbio manual.
O projeto é mais um relacionado com a parceria entre as duas marcas no país, sinergia que chega ao desenvolvimento de produtos locais em conjunto.
Assim, não se espera ver o Urban Cruiser Hyrider fora da região e nem mesmo no Sudeste Asiático, onde a Toyota terá um SUV compacto compartilhado com a Daihatsu, como no caso do Raize.
Este terá a plataforma DNGA, uma variante da TNGA da Toyota e feita pela Daihatsu, dando origem assim a modelos como o próximo Toyota Yaris Ativ, o sedã que conhecemos.
O desenvolvimento da Toyota na Tailândia é que levará estes e outros produtos para regiões como América do Sul, Sudeste Asiático, Austrália, China e até o Japão.
[embedded content]