Feito em colaboração com a Maruti-Suzuki, o Toyota Urban Cruiser Hyrider surge como alternativa da marca japonesa para o segmento de SUVs compacto do segmento B na Índia.
Projeto local, o novo produto da Toyota utiliza plataforma da Suzuki e mede 4,365 m de comprimento, 1,795 m de largura, 1,635 m de altura e 2,600 m de entre eixos.
Como já comentado, o Hyrider chega com duas motorizações de ambas as marcas, com o Suzuki K15 sendo um quatro cilindros 1.5 aspirado com sistema Mild Hybrid ou ISG, na sigla da marca.
Usando sistema de 12V, diferente de outras marcas que usam 48V, o sistema micro-híbrido do Hyrider ajuda o SUV compacto a ter 102 cavalos e 13,7 kgfm combinadamente.
Com bateria de lítio, o Hyrider MHEV usa transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades, tendo tração dianteira.
Já o Hyrider HEV é um híbrido comum com sistema HSD da Toyota, usando nele motor 1.5 e transmissão transaxle de motor duplo, além de bateria de lítio no lugar de níquel-hidreto metálico.
Nesse sistema, que pode chegar ao Brasil a bordo de outro novo SUV compacto que a Toyota lançará aqui, o 1.5 HSD entrega 116 cavalos e 14,3 kgfm.
Seguindo as linhas do Toyota Corolla Cross, o Urban Cruiser Hyrider ousa em acabar com a grade frontal, que se tornou uma moldura em preto brilhante e com frisos cromados.
Tendo luzes diurnas em LED duplos, enquanto o para-choque tem grade grande e faróis de LED.
Bem conservador nas linhas, o Toyota Urban Cruiser Hyrider tem colunas C parecidas com as do Corolla Cross, enquanto a traseira possui lanternas em LED estreitas, porém, ligadas por um friso cromado sobre a tampa.
Chama atenção as lanternas de neblina, luzes de ré e refletores em conjuntos verticais nas laterais da traseira, enquanto o para-choque é volumoso e dá ao SUV um visual mais robusto.
Por dentro, o painel tem duplo cockpit com display da multimídia de tubo lembrando os carros da Subaru, enquanto o cluster é digital com luzes para combustível e conta-giros.
O revestimento soft no painel é interessante, enquanto o ar condicionado é apenas automático.
Com modos de condução, o Toyota Urban Cruiser Hyrider tem ainda carregador indutivo, teto solar e bancos em couro.