O aparente interesse da BYD em parte da fábrica da Ford em Camaçari, Bahia, seria mais rumor em torno do destino da planta? Pelo que a montadora americana declarou recentemente, parece que sim.
A Ford negou contatos mais firmes com a BYD no sentido de transferir parte ou totalidade da planta baiana para a montadora chinesa, que agora está chegando com automóveis no mercado brasileiro.
Ainda assim, a Ford continua disponível para conversar com interessados em levar a planta de Camaçari, que anteriormente era responsável pela produção dos modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport, além do 1.0 3C.
O complexo, na qual está o centro de pesquisa e desenvolvimento da Ford, está desativado desde 11 de janeiro de 2021, quando a montadora anunciou o fim da produção industrial no país, onde começou em 1919.
Diferente das plantas paulistas da Ford, Camaçari ainda aguarda um desfecho para suas instalações.
No ABC paulista, a histórica fábrica de Taboão, bairro de São Bernardo do Campo, foi selada com a venda para a imobiliária São José, que também arrematou posteriormente a fábrica de motores de Taubaté, no Vale do Paraíba.
As duas fábricas pertenceram anteriormente à Willys Overland do Brasil, comprada pela Ford em 1967. Antes disso, a empresa americana tinha a fábrica do “Ipiranga”, já que ficava na Vila Prudente.
Esta foi fechada em 2000, quando a Ford construiu a planta de Camaçari, que originalmente seria no Rio Grande do Sul…
Antes da fábrica do Ipiranga, havia a primeira, instalada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, cujo prédio continua inteiro, diferente da unidade de caminhões e ônibus, fechada em 2000 e demolida a seguir.
Com a unidade da Troller, em Horizonte-CE, a Ford teve seis fábricas ao longo de seus 102 anos de atividades fabris em solo brasileiro.
Em realidade, a Ford operou sete fábricas, pois, por pouco mais de um ano, a planta da Willys Overland Nordeste, em Jaboatão dos Guararapes-PE, funcionou sob a nova proprietária.