Poucos dias após a saída de Herbert Diess da posição de CEO do grupo Volkswagen, a montadora alemã inicia a produção do ID.4 nos EUA.
Em Chattanooga, onde Diess esteve enquanto Wolfsburg preparava sua demissão, a VW está pronta para fazer 7.000 unidades mensais do ID.4, que se espera chegar ao Brasil.
Acelerando a produção, a VW não quer perder tempo no Tennessee, com fontes confirmando que as entregas “já começarão em outubro”.
Após investimento de US$ 800 milhões, a VW precisa urgentemente colocar o ID.4 local na pista americana para dar acelerar o processo de eletrificação de seu portfólio.
Isso a coloca em vantagem sobre a GM, que só terá um equivalente ao ID.4 no Novo Equinox EV 2024 no próximo ano.
Na Ford, o Mustang Mach-E é outro pretenso rival do ID.4, ainda que esteja mais para o ID.5, que não foi confirmado para a “América”.
Já presente no mercado americano como um produto importado, o ID.4 vendeu somente 4.454 unidades no segundo trimestre e ainda houve a perda de unidades no navio Felicity Ace, que naufragou na região dos Açores.
Então, com 7.000 unidades mensais, a VW já pode esperar uma boa reação dos clientes na rede autorizada, que será amplamente abastecida com três a quatro vezes o volume normal do produto, segundo executivos da VW.
O volume anual de 84.000 unidades ainda pode ser considerado baixo se considerarmos o tamanho do mercado americano, mas ainda existem eventuais exportações para o Canadá e o México.
Isso talvez exija uma produção local de 100.000 unidades para começar, mas tudo dependerá da recepção dos clientes e do preço.
Atualmente o ID.4 parte de US$ 41.230, mas com bônus federal pode chegar a US$ 33.730, segundo a própria VW. Isso sem contar incentivos fiscais estaduais, que ajudariam a baixar mais o preço.
Nessa faixa de US$ 33.500, a GM tem o Bolt EUV, porém, está dando um desconto de US$ 6.300, o que o coloca em pouco mais de US$ 28.000.
[Fonte: Auto News]