Volkswagen quase teve uma picape derivada do Santana

Nos anos 80, a área de desenvolvido e pesquisa da Volkswagen no Brasil criava muitas coisas com potencial de ir às ruas e uma delas foi uma picape de porte leve, a princípio.

Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, revelou mais um projeto dos anos 80 em seu perfil nas redes sociais (@veigaluizalberto), sendo esse uma picape derivada do Santana.

O projeto, que se iniciou na área de protótipos da Ala 17 (a “Área 51” da Anchieta), teve participação com sugestões de estilo da área de Design, a qual trabalhava Veiga.

Então, de estudos, surgiu uma picape do Santana com aspecto bem singular e com proposta aparentemente focada em combater a Ford Pampa, especialmente a 4×4.

Do capô até as colunas B, a picape tinha a carroceria do Santana de quatro portas, inclusive com ampliação das colunas B para permitir melhor espaço na cabine.

Já a caçamba estava longe da Saveiro da época e era a mesma empregada na picape VW Taro, uma variante da Toyota Hilux da época.

É interessante notar que, na imagem do protótipo pronto, pode-se observar um diferencial no eixo traseiro.

Como se sabe, naquela época, o Passat alemão (Santana aqui) tinha o sistema de tração Syncro com embreagem de acoplamento multiviscoso.

Só que este tinha diferencial fixo, semi-eixos e dois braços triangulares diagonais.

No caso da picape do Santana, parece um sistema de eixo rígido com braços longitudinais apoiando o eixo, podendo ter molas helicoidais ou feixe de molas.

A Taro era uma Hilux, picape com chassi de longarinas, e o projeto era aparentemente um misto de monobloco e chassi traseiro.

Vestida para o off road e personalizada com temas de savana, ela usava estribos tubulares até na traseira, assim como faróis de milha no topo e suspensão devidamente elevada.

Na frente, ainda que não mostrada, pode-se notar protetores envolvendo os faróis do Santana, cuja carroceria parece ser a do modelo 2000, que só apareceu em 1991.

Segundo Veiga, o projeto não atingiu o retorno financeiro necessário para se fazer o investimento e foi assim cancelado.

Nos anos 80, além da Taro, Kombi Pickup e da Saveiro, existiu a Caddy, feita nos EUA, África do Sul e na antiga Iugoslávia.

[Fotos: Reprodução]