A Volkswagen estaria preparando a venda da fábrica de Kaluga, na Rússia, para investidores regionais diante do embargo europeu e americano ao país eslavo, que invadiu a vizinha Ucrânia em 24 de fevereiro.
A VW suspendeu a produção em Kaluga no dia 3 de março diante da declaração de embargo contra a Rússia, porém, diferente da Renault, a montadora alemã não vendeu ou repassou seus ativos para o governo russo ou empresas locais.
Segundo o jornal Gazeta.ru, a VW estaria preparando a venda da planta de Kaluga, onde são produzidos os modelos VW Polo e Tiguan, além do Skoda Rapid.
Sabe-se que delegações de investidores do Cazaquistão e do Uzbequistão estiveram em Kaluga para ver a fábrica, assim como outra da Áustria e representantes do governo russo.
A unidade a princípio estaria sendo preparada para venda, porém, a montadora não se pronunciou sobre o caso. Já a Gazeta considera “evidência indireta de preparativos para a venda de ativos” .
Segundo o consultor independente da indústria automotiva Sergei Burgazliev, a Volkswagen pode manter a operação na Rússia somente se fechar acordo com investidores uzbeques ou cazaques, indicando que isso significaria que a alemã teria de criar uma noa marca.
Esta seria como a Ravon, por exemplo, que comercializa produtos da Chevrolet na Rússia sob uma bandeira controlada por operação no Uzbequistão.
Assim, uma marca “tampão” manteria os modelos Polo, Rapid e Tiguan, ainda que o destino de Taos, Karoq, Kodiaq e Octavia ficaria nas mãos da GAZ com a venda ou acordo semelhante com a montadora russa.
Esta operação com a GAZ com a VW é feita em Nizhny Novgorod, que ainda não foi citada como outra operação que poderia ser liquidada ou transferida.
A VW emitiu nota sobre Kaluga: “Devido ao alto nível de incerteza na situação geral, não podemos prever o momento potencial da retomada da produção na Rússia no momento. Os funcionários do Grupo Volkswagen Rus estão em tempo ocioso”.
[Fonte: Kolesa]