Focando inicialmente no mercado chinês, a Volkswagen apresentou oficialmente o ID. Aero, um sucessor espiritual do clássico Passat, que continua a ser feito no país asiático após seu fim no Ocidente…
Ainda em forma conceitual, o sedã elétrico da família ID chega com coeficiente aerodinâmico de 0,23, tendo ainda rodas aro 22 polegadas e um perfil bem esguio.
Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen Passenger Cars, diz: “Com o ID. Aero show car, estamos revelando uma prévia do próximo membro do ID. família. Um carro com um design emocional e ao mesmo tempo extremamente aerodinâmico, uma autonomia de mais de 600 quilômetros, uma quantidade extraordinária de espaço e um interior premium”.
Pelo que se sabe, o modelo definitivo para os chineses surgirá ainda este ano, mas a versão para Europa e EUA somente estará disponível no segundo semestre de 2023.
Brandstätter comenta: “Com nossa estratégia Accelerate, estamos impulsionando intensamente a eletrificação de nossa linha de modelos. Seguindo o ID.4, este modelo será nosso próximo carro global para a Europa, China e EUA”.
Com ele, virá ainda a perua elétrica derivada do conceito ID. Space Vizzion, que formará o casal de porte médio, sucessores de Passat e Passat Variant.
Graças à aerodinâmica apurada e novos processos de funcionamento elétrico, o ID. Aero pode alcançar 620 km no ciclo WLTP com bateria de 77 kWh (utilizáveis).
Produzido em Endem, o ID. Aero e sua variante perua alcançarão os mercados do Ocidente possivelmente com uma versão GTX de apelo esportivo.
No caso do ID. Aero chinês, a VW não deu detalhes do propulsor a ser usado, mas a marca usa como padrão um de 204 cavalos e 31,5 kgfm no eixo traseiro.
Com tração 4Motion, a opção é um de 102 cavalos na frente e o traseiro com força reduzida, totalizando 265 cavalos, como já visto no ID.4 4Motion.
Chegará ao mercado do Brasil? Aguardemos.