Buscando tornar o propulsor EA211 mais eficiente e menos poluente, a Volkswagen apresentou na Europa o 1.5 TSI evo2, uma atualização do pequeno quatro cilindros em meio à eletrificação vivida no continente, que estreia no T-Roc Cabrio.
O propulsor teve algumas modificações para atingir as metas exigidas, entre elas engenheiros de desenvolvimento moveram o catalisador de três vias e o filtro de partículas de gasolina para perto do motor em um único módulo de controle de emissões.
Também foi introduzido o sistema aprimorado de gerenciamento ativo de cilindros, ACTplus, que melhora a ativação e desativação dos dois cilindros para garantir o bom funcionamento do motor.
O 1.5 TSI evo2 mantém o turbocompressor de geometria variável e o sistema de injeção de alta pressão gera uma pressão de até 350 bar, bem como paredes do cilindro revestidas a plasma, que reduzem o atrito e os pistões com dutos de refrigeração fundidos.
Agora, o 1.5 TSI evo2 pode operar com combustíveis contendo ingredientes fabricados a partir de fontes de energia renováveis, além de possibilitar a hibridização em diversos níveis, alcançando até 272 cavalos num pacote plug-in.
Esse era a mesma potência obtida pelo 1.0 TSI com turbo elétrico, feito conceitualmente para o Polo WRC. Lançado em 2012, o motor EA211 é bastante popular nas linhas da Volkswagen e marcas do grupo. Ele tem 150 cavalos e 25,5 kgfm.
Com três volumes, sendo 1.0, 1.4 e 1.5 litro, o EA211 ainda é usado por aqui com o 1.6 16V, atualizado recentemente na Saveiro.
Usando ciclo Miller – fechamento antecipado das válvulas de admissão com alta compressão – e tecnologia de turbo TGV (geometria variável do turbocompressor), o 1.5 TSI evo2 segue ao lado do evo1, assim como as unidades 1.0 MPI, 1.0 TSI e 1.4 TSI, de exportação, mas também usada em híbridos plug-in.
Por ora, a VW concentra no Brasil a produção dos 1.0 MPI, 1.0 TSI, 1.4 TSI e 1.6 MSI, todos da família EA211, fabricados em São Carlos, interior de São Paulo. Ainda não se sabe quando o 1.5 TSI será feito no Brasil mas é o próximo passo seguir com a combustão flex por aqui.