Na sexta-feira, dia 22 de julho, marcou duas saídas importantes para a Volkswagen na Alemanha, começando pela retirada de Herbert Diess do comando de Wolfsburg e o fim do Passat em Endem.
Em realidade, ambos continuam de certa forma, pois, Diess tem um contrato até 2025, enquanto o Passat sai de linha na carroceria sedã, deixando a clássica perua Passat Variant em produção.
Esta imagem marca o fim do Passat Sedan no ponto 8 do hall 7 de Endem, com a presença dos funcionários de sua linha de produção, que neste exato momento está parada.
O motivo é que a fábrica entra em suspensão das atividades de 25 de julho a 12 de agosto, mas não totalmente.
Apenas algumas linhas de produção serão interrompidas para atualização do maquinário e processos, pois, no lugar do Passat Sedan, entrará seu sucessor espiritual, o ID. Aero.
Com 2,2 milhões de unidades do sedã feitas na Frísia Oriental desde 1977, a Volkswagen agora se despede de seu clássico sedã e em agosto inicia a pré-série do ID. Aero.
Apesar da pressão dos SUVs e crossovers, a Volkswagen decidiu manter sua oferta de sedãs e peruas na Europa com o clássico alemão de 1973.
Assim, sob o comando de Diess, a VW criou o sucessor elétrico ID. Aero, que fará com o Passat o mesmo que em 1973, quando este surgiu com motor à água, marcando o fim da era a ar no VW 412 (Typ 4).
Diferente do Golf, que viu o sucessor ID.3 na mesma linha de montagem, o ID. Aero não encontrará o sedã, mas verá a perua Variant ainda com vida.
Esta, da mesma forma, morrerá para dar lugar à ID. Aero “Variant” ou “Space Vizzion”, ou seja lá qual for a designação dada pela VW.
Assim, a VW continua o plano de trocar seus modelos clássicos ou contemporâneos por equivalentes elétricos da família ID.