A startup Canoo agora está em alta, especialmente após uma injeção milionária do gigante de varejo Walmart na empresa, porém, a Amazon está de olho na companhia, mas há um detalhe.
Com um acordo prévio de compra de 10.000 unidades da van simétrica da Canoo, a Walmart incluiu uma ressalva para que o negócio fosse concretizado.
Numa cláusula, o Walllmart pede o bloqueio de vendas de vans por parte da Canoo para a rival Amazon, acirrando assim a guerra do varejo nos EUA.
Tendo já iniciado a aquisição de 4.500 unidades da vmart não quer fortalecer a rival do varejo, que já tem ações da Rivian e um acordo para fazer 100.000 unidades de uma van própria.
Conhecida como Lifestyle Delivery Vehicle (LDV), a van da Canoo é feita sobre uma plataforma multifuncional (MPP).
Tendo um compartimento com 3,4 m³, a Canoo LDV terá compartimentos modulares e portas de fácil acesso à carga, com ênfase na entrega de mercadorias e também de serviços.
David Guggina, vice-presidente sênior de inovação e automação do Walmart US, diz: “Estamos entusiasmados em continuar diversificando nossa frota de entrega de última milha com a tecnologia totalmente elétrica exclusiva e com foco sustentável da Canoo, que fornecerá aos nossos associados veículos de entrega seguros e ergonômicos”.
Guggina conclui: “Hoje, o Walmart mais próximo dos clientes está no bolso deles – é o aplicativo Walmart. Ao continuar a expandir nossa frota de entregas de última milha de maneira sustentável, podemos fornecer aos clientes e membros do Walmart+ ainda mais acesso a entregas no mesmo dia, mantendo os custos baixos.”
No Walmart, existem 3.800 lojas nos EUA e 90% dos clientes estão no alcance de 16 km dos supermercados da rede.
Além do negócio com o Walmart, que fez as ações da empresa subir 50% logo após o anúncio, a Canoo recebeu um convite para fornecer seu furgão elétrico para testes do Exército americano.
[Fonte: Walmart/TechCrunch/Carscoops]