ZF começa a fabricar câmeras frontais inteligentes no Brasil e consolida protagonismo em direção autônoma

ZF inicia produção local de câmeras frontais inteligentes para sistemas ADAS na América do Sul

A ZF tornou-se a primeira e única empresa na América do Sul a produzir localmente câmeras frontais inteligentes para sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). A fabricação das duas gerações de câmeras — a 3.5 e a 4.8 — terá início em outubro de 2025, na unidade eletrônica da ZF em Limeira (SP).

Essa iniciativa pioneira reforça o compromisso da ZF com a regionalização tecnológica e marca uma nova era para a segurança veicular na América do Sul.

Produção local e estratégica

Segundo Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul,

“A localização das câmeras inteligentes fortalece a inovação, segurança e o desenvolvimento industrial na região. Aproximar a tecnologia global das necessidades locais permite atender com mais eficiência as montadoras da América Latina.”

O investimento de R$ 35 milhões, apoiado pelo Programa Mover, visa expandir a oferta de tecnologia ADAS para os fabricantes locais e regionais, alinhando-se à estratégia global “local for local”, personalizando operações para demandas específicas de cada mercado.

Tecnologias sofisticadas alinhadas a padrões globais

Plínio Casante, chefe da Divisão Eletrônica da ZF América do Sul, destaca:

“Essa produção atende ao crescimento da demanda por ADAS e às atualizações nos protocolos Latin NCAP. Inicialmente, atenderemos contratos com montadoras brasileiras, com expansão prevista para toda a América do Sul.”

A geração 3.5 possui sensor de 1.3 MP, campo de visão horizontal de 52° e taxa de atualização de 36 quadros por segundo. Ela detecta veículos a até 150 metros e pedestres a 70 metros, suportando funções como frenagem automática de emergência, manutenção de faixa e reconhecimento de placas, inclusive no período noturno.

A geração 4.8 traz sensor de 1.7 MP, campo de visão alargado a 100° e avançadas funções, incluindo:

  • Controle adaptativo de cruzeiro;

  • Reconhecimento de semáforo;

  • Detecção de buracos;

  • Centralização em faixa;

  • Assistente de congestionamento;

  • Identificação de ciclistas e pedestres;

  • Fusão sensorial com radares para classificação aprimorada de objetos.

Seu alcance vai até 170 metros para veículos e mantém a detecção de pedestres em 70 metros, atendendo aos rigorosos padrões de segurança Euro NCAP e Latin NCAP.

Flexibilidade e volume para montadoras

As duas gerações oferecem flexibilidade para novos projetos das montadoras locais, ampliando significativamente a segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.

O Latin NCAP aumentou as exigências em seus protocolos e a fase 2026-2029 seguirá ainda mais os padrões do Euro NCAP 2019, elevando o nível das avaliações de segurança veicular.

A expectativa da ZF é produzir cerca de 900.000 unidades anuais, reforçando a posição do Brasil como polo de desenvolvimento e industrialização de tecnologias automotivas avançadas.

Centro único e modular de produção no Brasil

A unidade da ZF em Limeira é a única no Brasil especializada em produção de eletrônicos para segurança veicular, com estrutura modular e flexível que permite rápida adaptação a novas tecnologias.

Desde 2013, o local produz mais de 8 milhões de unidades eletrônicas para sistemas de freios, direção e airbags. Com a inclusão das câmeras inteligentes, a planta consolida sua liderança em inovação no continente sul-americano.

Carlos Delich finaliza:

“Com a produção local das gerações 3.5 e 4.8, damos um salto histórico no desenvolvimento do ecossistema automotivo brasileiro, colocando o país na vanguarda da segurança ativa, direção assistida e automação veicular na América do Sul.”