ZF inicia produção local de câmeras frontais inteligentes para sistemas ADAS na América do Sul
A ZF tornou-se a primeira e única empresa na América do Sul a produzir localmente câmeras frontais inteligentes para sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). A fabricação das duas gerações de câmeras — a 3.5 e a 4.8 — terá início em outubro de 2025, na unidade eletrônica da ZF em Limeira (SP).
Essa iniciativa pioneira reforça o compromisso da ZF com a regionalização tecnológica e marca uma nova era para a segurança veicular na América do Sul.
Produção local e estratégica
Segundo Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul,
“A localização das câmeras inteligentes fortalece a inovação, segurança e o desenvolvimento industrial na região. Aproximar a tecnologia global das necessidades locais permite atender com mais eficiência as montadoras da América Latina.”
O investimento de R$ 35 milhões, apoiado pelo Programa Mover, visa expandir a oferta de tecnologia ADAS para os fabricantes locais e regionais, alinhando-se à estratégia global “local for local”, personalizando operações para demandas específicas de cada mercado.
Tecnologias sofisticadas alinhadas a padrões globais
Plínio Casante, chefe da Divisão Eletrônica da ZF América do Sul, destaca:
“Essa produção atende ao crescimento da demanda por ADAS e às atualizações nos protocolos Latin NCAP. Inicialmente, atenderemos contratos com montadoras brasileiras, com expansão prevista para toda a América do Sul.”
A geração 3.5 possui sensor de 1.3 MP, campo de visão horizontal de 52° e taxa de atualização de 36 quadros por segundo. Ela detecta veículos a até 150 metros e pedestres a 70 metros, suportando funções como frenagem automática de emergência, manutenção de faixa e reconhecimento de placas, inclusive no período noturno.
A geração 4.8 traz sensor de 1.7 MP, campo de visão alargado a 100° e avançadas funções, incluindo:
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Controle adaptativo de cruzeiro;
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Reconhecimento de semáforo;
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Detecção de buracos;
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Centralização em faixa;
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Assistente de congestionamento;
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Identificação de ciclistas e pedestres;
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Fusão sensorial com radares para classificação aprimorada de objetos.
Seu alcance vai até 170 metros para veículos e mantém a detecção de pedestres em 70 metros, atendendo aos rigorosos padrões de segurança Euro NCAP e Latin NCAP.
Flexibilidade e volume para montadoras
As duas gerações oferecem flexibilidade para novos projetos das montadoras locais, ampliando significativamente a segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.
O Latin NCAP aumentou as exigências em seus protocolos e a fase 2026-2029 seguirá ainda mais os padrões do Euro NCAP 2019, elevando o nível das avaliações de segurança veicular.
A expectativa da ZF é produzir cerca de 900.000 unidades anuais, reforçando a posição do Brasil como polo de desenvolvimento e industrialização de tecnologias automotivas avançadas.
Centro único e modular de produção no Brasil
A unidade da ZF em Limeira é a única no Brasil especializada em produção de eletrônicos para segurança veicular, com estrutura modular e flexível que permite rápida adaptação a novas tecnologias.
Desde 2013, o local produz mais de 8 milhões de unidades eletrônicas para sistemas de freios, direção e airbags. Com a inclusão das câmeras inteligentes, a planta consolida sua liderança em inovação no continente sul-americano.
Carlos Delich finaliza:
“Com a produção local das gerações 3.5 e 4.8, damos um salto histórico no desenvolvimento do ecossistema automotivo brasileiro, colocando o país na vanguarda da segurança ativa, direção assistida e automação veicular na América do Sul.”

















