Sebrae e Amazon Brasil promovem webinar para fortalecer PMEs no comércio digital

Sebrae e Amazon Brasil realizam webinar para impulsionar PMEs no comércio digital

Webinar Sebrae e Amazon Brasil

O Sebrae, em parceria estratégica com a Amazon Brasil, promoverá um webinar gratuito no dia 15 de agosto, das 17h às 19h (BRT), com o objetivo de incentivar a digitalização e expansão das PMEs brasileiras. O evento trará informações sobre acesso ao mercado digital e soluções logísticas para empresas que desejam ampliar suas operações por meio do marketplace da Amazon.

Essa iniciativa acompanha a importante expansão do programa FBA – Logística da Amazon, que busca otimizar o tempo de entrega e aprimorar a gestão logística para os vendedores parceiros. Até o final de 2025, o FBA estará disponível nos Centros de Distribuição de Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará.

Além disso, a partir de agosto deste ano, o centro de distribuição em Nova Santa Rita (RS), que já opera o programa desde 2024, passará a atender também vendedores de Santa Catarina e Paraná. Com essa expansão, vendedores parceiros (Regime Regular ou Simples Nacional) dessas regiões poderão enviar seus produtos diretamente a esses centros, delegando toda a operação logística à Amazon.

“Nosso objetivo é ser o melhor parceiro para empreendedores e PMEs brasileiras. Com a expansão do FBA e iniciativas como o webinar com o Sebrae, oferecemos as ferramentas e o conhecimento necessários para que esses empreendedores digitalizem seus negócios, alcancem novos mercados e prosperem no marketplace da Amazon. É assim que a Amazon investe no sucesso das pequenas e médias empresas, auxiliando-as a conquistar mais clientes por meio de programas logísticos, tecnologia e treinamentos gratuitos”, afirma Virginia Pavin, diretora do Marketplace da Amazon Brasil.

Ivan Tonet, gerente adjunto de Acesso a Mercados do Sebrae, destaca que as vendas dos pequenos negócios pela internet cresceram mais de 100% nos últimos três anos, segundo dados da Receita Federal. “Isso comprova que o e-commerce se consolidou como um canal indispensável para a competitividade dos pequenos negócios”, reforça.

Estamos falando de um mercado que cresceu de R$ 5 bilhões, em 2019, para R$ 67 bilhões em 2024. É fundamental estar ao lado do empresário e prepará-lo para atender da melhor forma esse novo comportamento de consumo.

Ivan Tonet, gerente adjunto de Acesso a Mercados do Sebrae.

Durante o webinar, os participantes terão acesso a informações sobre os benefícios de vender na Amazon, introdução ao marketplace, como iniciar vendas e detalhes do programa FBA – Logística da Amazon. Para novos vendedores parceiros, a Amazon oferece um pacote de benefícios que pode chegar a R$ 80.000,00. Entre as vantagens, destacam-se comissão reduzida em 17 categorias, isenção de mensalidade por um ano, R$ 5.000,00 em créditos Amazon Ads e gerenciamento de conta dedicado (acesse os termos e condições).