Os mercados automotivos pelo mundo refletem sua importância também na segurança. Como já vem sendo apontado pelo NCAP há muito tempo, existem diferenças gritantes até no mesmo modelo e marca, mas com destinos distintos.
No caso aqui, são modelos diferentes em dois mercados cujos países possuem longa faixa de fronteira e compartilham muitas outras coisas além de automóveis…
Para mostrar a discrepância em segurança para produtos da mesma marca nos EUA e no México, o Global NCAP testou um Hyundai Accent e um Hyundai Grand i10 Sedan.
A dupla aí tem um contraste enorme em segurança, sendo evidente pior o Grand i10 importado da Índia, vendido no México sem controles de tração e estabilidade, assim como sem o assistente de partida em rampa.
Ele também só tem dois airbags, os frontais, seguindo assim um padrão oferecido na maioria dos países da América Latina e no Caribe.
Já o Hyundai Accent é o vendido no mercado americano, equipado obrigatoriamente com todos os itens acima, mais airbags laterais e de cortina.
Contudo, o constrangedor para os mexicanos é que o Accent mencionado não chega aos states da Coreia do Sul, mas de Monterrey, no estado de Nuevo León.
Ou seja, eles produzem um carro da Hyundai melhor que o que importam da Índia. O “melhor” não se resume ao conteúdo de segurança.
No teste do Global NCAP de um contra o outro em colisão frontal, nota-se claramente a estrutura instável do modelo indiano diante do sedã mexicano.
A coluna A do lado do motorista dobrou com o impacto, enquanto o Accent manteve-se estável no impacto, protegendo melhor os ocupantes.
O Global NCAP afirmou que o Grand i10 não teria obtido estrela no Latin NCAP, por exemplo.
O instituto independente, que testa os carros nas instalações da alemã ADAC, novamente lamentou a discrepâncias dos carros vendidos na América Latina e Caribe, recomendando os consumidores a evitar tais produtos.
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