Global NCAP: diferenças entre dois carros da Hyundai

Os mercados automotivos pelo mundo refletem sua importância também na segurança. Como já vem sendo apontado pelo NCAP há muito tempo, existem diferenças gritantes até no mesmo modelo e marca, mas com destinos distintos.

No caso aqui, são modelos diferentes em dois mercados cujos países possuem longa faixa de fronteira e compartilham muitas outras coisas além de automóveis…

Para mostrar a discrepância em segurança para produtos da mesma marca nos EUA e no México, o Global NCAP testou um Hyundai Accent e um Hyundai Grand i10 Sedan.

A dupla aí tem um contraste enorme em segurança, sendo evidente pior o Grand i10 importado da Índia, vendido no México sem controles de tração e estabilidade, assim como sem o assistente de partida em rampa.

Ele também só tem dois airbags, os frontais, seguindo assim um padrão oferecido na maioria dos países da América Latina e no Caribe.

Já o Hyundai Accent é o vendido no mercado americano, equipado obrigatoriamente com todos os itens acima, mais airbags laterais e de cortina.

Contudo, o constrangedor para os mexicanos é que o Accent mencionado não chega aos states da Coreia do Sul, mas de Monterrey, no estado de Nuevo León.

Ou seja, eles produzem um carro da Hyundai melhor que o que importam da Índia. O “melhor” não se resume ao conteúdo de segurança.

No teste do Global NCAP de um contra o outro em colisão frontal, nota-se claramente a estrutura instável do modelo indiano diante do sedã mexicano.

A coluna A do lado do motorista dobrou com o impacto, enquanto o Accent manteve-se estável no impacto, protegendo melhor os ocupantes.

O Global NCAP afirmou que o Grand i10 não teria obtido estrela no Latin NCAP, por exemplo.

O instituto independente, que testa os carros nas instalações da alemã ADAC, novamente lamentou a discrepâncias dos carros vendidos na América Latina e Caribe, recomendando os consumidores a evitar tais produtos.

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