A General Motors confirmou agora à noite a vinda dos modelos Bolt EUV, Blazer EV e Equinox EV ao mercado brasileiro e sul-americano, como um passo definitivo rumo à eletrificação.
O trio de carros elétricos, tendo a Blazer EV sido apresentada nesta segunda, será uma parte de um novo portfólio de produtos que a Chevrolet terá na região.
A GM revelou que estuda outros produtos com potencial de vir ao mercado brasileiro e, de quebra, indicou que a Honda venderá seus elétricos “by GM” em segmentos populares e em mercados como da América do Sul.
No primeiro caso, a ação virá com o trio apontado, como explica Santiago Chamorro, presidente da GM South America: “O próximo modelo a chegar na região será o Bolt EUV, que estreia na Colômbia já no segundo semestre deste ano e em outros mercados a partir de 2023″.
O Bolt EUV já roda em testes no país, sendo confirmado por fontes da GM. Mas a eletrificação da GM não para por aí, como indica Chamorro: “Depois planejamos ofertar outros modelos globais da marca, como o Blazer EV e o Equinox EV, que ainda estão em fase de desenvolvimento nos EUA”.
Diferente do Bolt EUV, os modelos citados serão feitos em Ramos Arizpe, México, assim como provavelmente o Honda Prologue, segundo rumores de 2021.
Feitos sobre a plataforma Ultium, estes dois modelos (três, considerando o Honda), usam a tecnologia mais avançada da GM no momento, a que sustenta o GMC Hummer e a futura Silverado EV.
Esta última pode ser outra opção da GM para atrair os consumidores de picape no Brasil e na Argentina, por exemplo.
Contudo, os planos da GM vão além de ser meramente importadora de carros elétricos, uma vez que se comprometeu globalmente a ser 100% elétrica em 2035.
Essa é uma questão que colocou sempre a região em uma imensa interrogação, por conta dos custos de produção local, carga tributária e tudo mais da realidade brasileira.
Marina Willisch, vice-presidente de Comunicação, Relações Governamentais e ESG da GM América do Sul, comenta: “Estamos avançando globalmente neste sentido. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração total do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos que não emitem qualquer gás poluente”.