A Nova Chevrolet Montana chegará ao mercado nacional em 2023 e com multimídia portando sistema operacional atualizado remotamente, na chamada Over-The-Air (OTA).
Derivada da plataforma VSS-F, a mesma dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker, a Nova Montana está passando por um amplo programa de testes e validações no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, interior de São Paulo.
Com 17 diferentes tipos de pistas, entre elas a de “tortura” e a “reta infinita”; além de sete laboratórios, como o de dinâmica veicular, o de eletroeletrônica e o de análise de emissões, de acordo com a GM.
Leandro Couto, diretor do CPCA, revela: “Ultrapassamos os 6 milhões de quilômetros rodados por ano entre os mais de mil testes que são realizados no Campo de Provas da GM. Com isso, em seis meses é possível simular o desgaste que um automóvel sofreria se rodasse por 15 anos em condições normais de trânsito – ou o equivalente a 240 mil quilômetros”.
A GM faz simulações diversas com a Nova Montana, inclusive variação de temperatura, indo de -30°C até 80°C, buscando atingir os extremos de uso da nova picape leve da marca, que terá uma missão importante.
Terceira geração da picape leve da Chevrolet, a Nova Montana terá um porte maior que a anterior e uma cabine mais agradável e espaçosa, além de uma caçamba com recursos para ampliar a a versatilidade de uso.
Com design diferenciado em relação ao Tracker, com o qual compartilhará mais elementos, a Nova Montana pode trazer um painel com telas digitais como no Tracker RS, o que seria um grande diferencial para o produto.
Além de Android Auto e CarPlay, terá ainda sistema OnStar e conexão 4G com Wi-Fi, ampliando assim a gama da Chevrolet com tais recursos no mercado nacional.
Já em relação à mecânica, a Nova Chevrolet Montana ainda guarda segredo sobre o que a moverá, mas os motores 1.0 Turbo e/ou 1.2 Turbo podem ser opção numa proposta de desempenho mediano e comportado.
No caso de uma versão topo de linha para buscar a Renault Oroch e ser um incômodo para a Fiat Toro, o motor 1.5 Turbo de 183 cavalos e 25,5 kgfm chinês seria bem-vindo.