Híbrido? Elétrico? Hidrogênio? Nada disso. A Mazda quer manter os pés no chão ou pelo menos ainda acredita haver espaço para o tradicional e isso significa manter o diesel vivo.
Como havia prometido, enquanto outras marcas matam motores grandes, em especial diesel, o Novo Mazda CX-60 surge na Europa com o velho óleo combustível e ainda com um seis em linha.
Realmente, antes disso, a Mazda mostrou seu CX-60 Plug-In Hybrid, afinal, não dá mais para ser 8 ou 80 no mercado automotivo.
Ainda assim, para atender todo mundo, especialmente quem nunca teve um SUV diesel da Mazda nos moldes do CX-60, a oportunidade se faz agora.
O centro de tudo é um seis cilindros em linha e-Skyactiv-D 3.3 com 200 ou 254 cavalos, entregando nos dois 55,9 kgfm, suficientes para que o SUV ande muito e beba pouco.
Com emissão de 127 g/km de CO2, o Novo CX-60 diesel tem consumo médio de 20,4 km/l na versão de 200 cavalos e 18,5 km/l com 254 cavalos.
Em longitudinal, no melhor estilo de BMW e Mercedes-Benz, o Novo CX-60 tem uma caixa automática de oito marchas e tração integral Activ-AWD.
Com tudo isso, o Mazda CX-60 3.3 diesel vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos com máxima de 219 km/h.
No entanto, para ser tão eficiente, o Novo CX-60 tem o chamado M Hybrid Boost 48V, um sistema MHEV que favorece a eficiência energética.
Tendo cinco lugares, o Mazda CX-60 diesel tem ainda sistema Bose de 12 alto-falantes, monitoramento em 360 graus, programa de manutenção com três revisões grátis, entre outros.
O Novo CX-60 tem ainda versões diesel 2.2 Skyactiv-D, bem como um seis em linha 3.0 a gasolina, o e-Skyactiv-G, que também tem sistema MHEV de 48 volts.
O CX-60 é parte de uma investida pesada da montadora de Hiroshima, que tem ainda o CX-80 como variante de sete assentos deste SUV, sem contar mais dois modelos focados nos EUA: CX-70 e CX-90.