Após 28 anos de uma história de sucesso que transformou o mercado automobilístico brasileiro, a fábrica da Toyota em Indaiatuba, no interior de São Paulo, encerrou oficialmente suas atividades produtivas. Em uma cerimônia marcada pela emoção, com direito a tapete vermelho e o aplauso de centenas de colaboradores, o último Corolla sedã deixou a linha de montagem da histórica unidade onde operava desde 1998. A desativação completa da planta, agendada para o dia 30 de junho de 2026, consolida um plano de reorganização industrial anunciado e iniciado em 2024. A Toyota expressou sua profunda gratidão à cidade de Indaiatuba e a todos os profissionais que contribuíram para essa trajetória de quase três décadas, marcada por intenso desenvolvimento industrial, social e econômico.
Ao longo de sua história, a planta de Indaiatuba alcançou marcos impressionantes, superando a marca de 1 milhão de veículos produzidos. Além disso, a unidade cravou seu nome no setor automotivo global ao ser o berço do primeiro veículo híbrido flex do mundo, combinando a tecnologia elétrica da montadora com o uso do etanol brasileiro. Apesar da importância histórica, a transferência definitiva do Corolla sedã faz parte de uma estratégia para obter maior sinergia entre as linhas de montagem, otimização de recursos e alinhamento às metas globais de sustentabilidade da companhia, integrando o modelo a uma estrutura mais moderna.
Com o encerramento das atividades no antigo complexo, a Toyota oficializa o plano de inauguração de sua segunda fábrica em Sorocaba (SP), prevista para o início de novembro de 2026. Este movimento consolida o município como o principal polo industrial da companhia no país e um dos mais relevantes da indústria automotiva nacional. De acordo com Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, a inauguração da nova unidade representa mais um movimento de longo prazo alinhado à estratégia de crescimento sustentável, competitividade e inovação da marca, sendo um passo decisivo para fortalecer a operação, gerar empregos e preparar a empresa para o futuro da mobilidade.

A nova unidade industrial integra o robusto ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões da Toyota no Brasil até 2030. Ela foi inteiramente concebida com foco em eficiência produtiva, tecnologias modernas de manufatura e redução de emissões, preparando a operação para novos modelos e tecnologias, como os sistemas híbridos. Com a expansão do complexo, a cidade de Sorocaba passa a concentrar as principais operações industriais da montadora no país, ampliando a capacidade produtiva e reforçando ganhos logísticos, operacionais e ambientais. Esse crescimento resultou na criação de aproximadamente 2.000 novos postos de trabalho, fortalecendo significativamente o desenvolvimento econômico de toda a região.
O impacto humano e social dessa transição foi planejado de forma humanizada e responsável. Todo o processo foi conduzido com transparência, previsibilidade e em diálogo contínuo com funcionários e representantes sindicais. A montadora ofereceu alternativas seguras como a transferência direta para a planta de Sorocaba ou a adesão opcional a um plano de demissão voluntária (PDV) com pacotes de compensação, garantindo que a mudança ocorresse sem demissões unilaterais.
Presente no Brasil há quase sete décadas, a Toyota segue construindo uma trajetória sólida de 68 anos no país. Suas operações industriais e de desenvolvimento atendem tanto o mercado interno quanto a América Latina, com a produção local de veículos amplamente reconhecidos por qualidade, durabilidade e tecnologia, como o Corolla, o Corolla Cross e o Yaris Cross. Além das atividades fabris no Estado de São Paulo, a empresa mantém, por meio da Fundação Toyota do Brasil, iniciativas consistentes voltadas à educação, inclusão social e preservação ambiental, reafirmando com a expansão de Sorocaba seu compromisso de longo prazo na criação de valor para toda a sociedade brasileira.















