São Paulo Motor Experience fica para 2023

interlagos 2

Ficou para 2023… O São Paulo Motor Experience não ocorrerá mais em agosto de 2022, mas no próximo ano. O evento paulistano que substitui o extinto Salão do Automóvel é mais um revés no mercado automotivo.

Sem evento automotivo de importância nacional desde 2018, o Brasil vê agora o SPMXP ser adiado para o próximo ano, de acordo com a Anfavea e a empresa RX, que realizaria o evento este ano.

A Anfavea menciona que o evento foi adiado para as montadoras “se concentrarem na produção, que oferece uma série de desafios”. Nesse caso, a referência é a crise dos semicondutores, que afeta a produção nacional.

Com falhas na produção, as montadoras não possuem estoques suficientes para atender o mercado e na visão dos fabricantes, não faria sentido bancar um evento que promove vendas, se não existem carros para entregar.

A Anfavea justificou a decisão: “O novo formato do São Paulo Motor Experience atende as novas demandas e expectativas do público, mas as nossas associadas, há mais de um ano enfrentando paradas de fábrica e complexos desafios logísticos, julgam mais adequado adiar temporariamente este grande evento”.

Assim, o que deve acontecer este ano são ações individualizadas por parte das marcas, como a recente Agrishow no interior paulista, focando assim em nichos do mercado que ainda podem ser atendidos, como o segmento de picapes.

Com realização no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, o SPMXP 2022 teve algumas desistências e será prejudicial para novas marcas, como BYD e Great Wall, que apostavam no evento.

Transformado em um evento aberto, a tradicional mostra automotiva paulistana, teria até um parque de diversões e shows localizados no espaço do autódromo, bem como boxes convertidos em estandes e mais ações para aproximar o público dos produtos.

No caso de test drive, a pista de Interlagos seria amplamente usada para experimentação dos clientes.

[Fonte: Automotive Business]