A Cupra, nova marca esportiva da Volkswagen, ligada diretamente à espanhola Seat, mostrou seus próximos lançamentos no mercado europeu, uma versão quase final do UrbanRebel e do Tavascan, assim como o SUV Terramar.
Expressivo, o trio promete estar em atuação em 2025 e colocar a Cupra entre os nomes na disputa por clientes que buscam eletrificação com estilo.
O UrbanRebel havia sido mostrado em sketches e conceito, mas esta nova forma se aproxima mais do modelo final.
Feito sobre a plataforma modular MEB-Lite, ele é um vislumbre dos sucessores de VW Polo, Seat Ibiza e Skoda Fabia.
Numa base menor e elétrica, o UrbanRebel tem motor elétrico dianteiro de 226 cavalos e vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, tendo ainda baterias de lítio suficientes para 440 km de autonomia no ciclo WLTP.
Crossover, ele será produzido em Martorell, Espanha, ao lado dos irmãos de VW, Audi, Skoda e Seat. Ele mede apenas 4,03 m de comprimento.
Outra aposta da Cupra é o crossover Tavascan, já visto em conceito, mas que assume agora uma forma realista, com formas musculosas e agressivas, sendo outro produto totalmente elétrico na gama da Cupra.
A marca não falou nada de novo sobre o produto, apenas que foi apresentado como conceito em 2019.
Por fim, a maior novidade da Cupra é o Terramar. Com nome que não empolga quem não conhece automobilismo, o SUV é o primeiro da marca espanhola e ostenta o nome do Autódromo de Sitges-Terramar, um oval construído em 1923, na Catalunha.
O Cupra Terramar segue o Formentor, sendo assim um híbrido plug-in antes de tudo, mas com carroceria maior e mais volumosa, tendo 4,50 m de comprimento.
Com produção prevista para Györ, Hungria, onde a fábrica da Audi exporta alguns modelos para o Brasil, o Terramar terá propulsor híbrido e baterias que lhe fornecerão 1000 km de autonomia no modo elétrico.
Visualmente expressivo, com o “nariz de tubarão”, segundo a Cupra, o Terramar fecha um trio que promete emoção na Península Ibérica.