Voyage G2: novas imagens do sedã e sua história

Recentemente falamos do Voyage G2, que o ex-designer da VW, Luiz Alberto Veiga, publicou em suas redes sociais. Agora, ele traz novas fotos e a história por trás do cancelamento do sedã.

Em novas imagens, o Voyage G2 aparece em formato 1:1 na modelagem em clay – argila especial para este tipo de trabalho – com dois estilos propostos pela equipe de designers da VWB.

No lado direito do molde do que seria o Voyage G2, a equipe propôs um desenho mais clássico, com dupla parábola em uma lente única amendoada, lembrando vagamento os Mercedes-Benz do início dos anos 2000.

Inacabada no momento da foto, essa proposta não foi adiante, enquanto no lado esquerdo da frente do Voyage G2, o conjunto era bem mais harmônico com o estilo da marca e missão do sedã.

Com faróis mais retangulares e suavizados nas extremidades, o Voyage G2 tomou forma com para-choque envolvente e arredondado, com faróis de neblina e grades com barras grossas.

A carroceria ainda em duas portas, tinha linhas em sintonia com a proposta do Gol G2, porém, o projeto final acabou gerando um mini-Bora, quase um Jetta em tamanho menor, dada as portas traseiras parecidas com as do sedã médio da época.

Veiga conta que o Voyage G2 começou a ser desenvolvido sem o conhecimento da matriz, mas especificamente de Hartmut Varkuß (Varkuss), então, chefe de Design da Volkswagen.

Quando visitou o Brasil e descobriu o projeto, ele dispensou o chefe de Veiga que, na Alemanha, tocou o projeto do Voyage G2.

Contudo, a questão de o projeto ter sido feito em segredo na VWB chegou até José Ignácio López de Arriortúa, então chefe da VW.

López, segundo Veiga, ficou contrariado pela VWB ter desenvolvido o carro sem o conhecimento de Wolfsburg, então, cancelou o projeto e determinou que o Polo Classic fosse o substituto, importado da Argentina.

Por conta do episódio, Varkuss enviou Veiga de volta ao Brasil, onde se tornou Gerente de Design da VWB.

Mais tarde, outro projeto nacional e liderado por Veiga, igualmente escondido da chefia alemã (Winterkorn), acabou passando e se tornando um sucesso aqui e lá, influenciando o Golf Plus e geração seguinte.

[Fotos: Reprodução]